Sobre o MOPA

O que é o MOPA?

O MOPA é um programa moçambicano para a monitoria participativa da prestação de serviços urbanos públicos. O MOPA utiliza uma plataforma de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para recolher e divulgar informações relacionadas com os serviços entre a sociedade civil e os governos locais. O nome do MOPA deriva da Monitoria Participativa.

Como usar o MOPA?

Cidadãos reportam problemas relacionados com serviço público através de telefones móveis utilizando uma aplicação de smartphone, site móvel (www.mopa.co.mz) ou um sistema de menu gerado (USSD) em telefones convencionais, discando *311#.

O que acontece com os relatórios o MOPA?

Os relatórios do MOPA são publicados em tempo real, mapeados, e listados numa página web pública. São também transmitidos às autoridades e aos prestadores de serviços municipais, através de SMS e relatórios dirigidos, automaticamente gerados pelo sistema. Quando os relatórios de problemas de serviços são respondidos, o cidadão que apresentou o relatório também recebe automaticamente a actualização do ponto de situação por SMS ou e-mail, de acordo com a forma como o cidadão reportou o problema.

Onde posso fazer download da app do MOPA?

Neste momento, a App do MOPA está disponível para Android na GooglePlay.

undefined

Como está organizado o sistema de recolha de lixo em Maputo?

De acordo com o Plano Director da Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos na Cidade de Maputo, existem hoje dois tipos de recolha de RSU na zona periurbana:

Recolha Primária: que consiste na recolha porta a porta dos RSU nos bairros periurbanos com despejo em contentores de 6 a 12 m3 nas periferias ou artérias dos bairros.

Recolha Secundária: :que consiste na remoção dos contentores com despejo na Lixeira do Hulene através de viaturas basculantes.

Zona
Recolha primária
Recolha secundária
Zona Urbana
Consórcio SUMA - Mota Engil

Contentores de pequena dimensão

Recolha diária
Zona Peri-urbana
43 microempresas

Recolha porta-a-porta
Tchovas

Todos os dias
2 vezes por semana em cada domciílio
Enviroserv

165 contentores de 6 a 12 m3


Recolha diária
Com o apoio de:
Desenvolvido por: